O que é o CRB?

Os cursos sobre a realidade brasileira vêm sendo realizados desde 2001, ano em que se iniciou a primeira turma, com cem alunos, de diversos movimentos sociais de todo o Brasil, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Este primeiro cursou demonstrou, para os seus participantes, a importância de um estudo teórico mais aprofundado e ao mesmo tempo, panorâmico, sobre a formação do Brasil, sob uma perspectiva social, cultural, econômica e política.

Naquele momento, ficou claro para os representantes dos movimentos sociais presentes no curso, que a abordagem destas temáticas, contribuem para uma melhoria dos movimentos sociais e estudantis. Por tornarem os agentes sociais mais capacitados para a realização de diagnósticos das questões setoriais e regionais, ao mesmo tempo, que permite o entendimento das causas dos problemas da realidade geral. O curso possibilita a compreensão da realidade para além dos desafios específicos de cada movimento.

O sucesso deste primeiro curso estimulou a organização de novas turmas, em cursos regionais ou estaduais, em todo o Brasil. Desde então as turmas vão se multiplicando por todo o país, agregando em cada local, novos grupos que se interessam pelo estudo da realidade brasileira, bem como estabelecendo novas parcerias com entidades e movimentos locais e nacionais.

Para tanto, o CRB acontece à luz de autores como Caio Prado Junior, Celso Furtado, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, entre outros, e a partir de categorias de análise originadas da crítica à economia política de Marx.

O Curso de Realidade Brasileira (CRB) é uma verdadeira escola itinerante de formação que resgata os valores, a identidade e a estima do povo brasileiro, na construção da Revolução Brasileira! 

É um curso que pretende contribuir com o processo de formação política de militantes sociais do campo e da cidade, tendo como objetivo o resgate do pensamento crítico acerca da realidade política, social, econômica e cultural de nosso país, assim como um espaço de articulação das lutas populares em torno de um Projeto Popular para o Brasil.

Com mais de 40 turmas já formadas em todo o país, em Pernambuco já passaram pelo curso seis turmas, sendo duas estaduais e quatro regionais (Vale do São Francisco, Caruaru e Recife).

A organização do curso, neste momento, tem algumas motivações centrais que justificam a importância de sua realização, quais sejam:

  • A necessidade de construção de bases teórico-políticas para a articulação de movimentos sociais, redes sociais e organizações populares diversas em torno de eixos centrais que possibilitem a troca de experiências teórico-práticas de saberes;
  • A necessidade de manutenção e fortalecimento da aproximação do espaço acadêmico / universitário das questões que vêm sendo pautadas pelos movimentos sociais na sociedade brasileiras, fortalecendo um pensamento crítico e propositivo sobre o Brasil;
  • A necessidade de se fazer uma leitura crítica sobre a realidade contemporânea brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário